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Internacionalização de Empresas: 4 etapas fundamentais
marcas e mercados | 09 May. 2024
A internacionalização é uma escolha cada vez mais frequente para as empresas que procuram alcançar novos públicos com interesse na sua atividade.

 

Uma estratégia de internacionalização bem definida pode trazer benefícios significativos às empresas, mas quando se decide prosseguir este caminho há sempre uma série de questões a ter em conta, pois os riscos associados a esta opção são vários e, por vezes, com implicações que os gestores desconhecem.

Desta forma, é fundamental estudar tudo o que envolve este processo e saber quais os obstáculos a ultrapassar, de modo a que tudo decorra com o máximo de  tranquilidade possível. A palavra-chave para que tal aconteça é: Pesquisa.

Quando se fala em pesquisa, não se trata apenas de pegar no computador e ler o primeiro resultado do Google. Pesquisar envolve uma análise detalhada, a filtração da informação com menor relevância e seleção de qualidade.

Existem diversas entidades que são especializadas no tema “Internacionalização” e que facilitam muito o trabalho de quem pretende fazer uma investigação sobre o assunto.

  • Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP): Fornece informações sobre a calendarização de feiras e características do setor em que a nossa empresa se encontra inserida, permitindo verificar as especificidades de um determinado país e a relação que mantém com Portugal.
  • Allianz Trade: disponibiliza a perspetiva económica, política e cultural do país para onde se pretende internacionalizar. No entanto, apenas dispõem a informação em inglês.

Portanto, antes de internacionalizar, existe a necessidade de focar estas questões e ter a certeza de que é a melhor opção para o seu negócio. O sucesso da estratégia que a empresa pretende implementar irá depender do rigor da pesquisa.

 

As 4 etapas para a internacionalização

Existem 4 fases a ter em consideração antes de pretender internacionalizar o seu negócio.

 

1) Modo de entrada no mercado

  • Exportação (Direta e Indireta);

  • Join Ventures (Alianças, Parcerias);

  • Licenciamento;

  • Investimento Direto.

O modo de entrada no mercado internacional deve estar alinhado com a estratégia da empresa, sem esquecer quais os recursos que dispõe.

 

2) País anfitrião

A cultura é uma das principais barreiras à internacionalização. Por mais semelhante que o país possa parecer, existem sempre pequenas diferenças que se podem tornar em “deal breakers”.

Quando escolher o país, faça uma pesquisa intensiva sobre o funcionamento do mercado, traços culturais e formas de negociação mais comuns. Desta forma será mais fácil perceber se os produtos e os valores da empresa se enquadram com o estilo de vida da população.

Além disso, é crucial fazer uma análise PESTAL, de modo a compreender:

  • Os aspetos Políticos, Económicos, Socioculturais, Tecnológicos, Ambientais e Legais que a empresa irá enfrentar.

 

3) Mix de produtos

Esta etapa encontra-se relacionada à anterior. Depois de avaliar o país de destino, é necessário perceber se o marketing-mix necessita de ser adaptado às necessidades do cliente do país anfitrião. Portanto, poderá existir a necessidade de alterar preços em relação aos praticados pela concorrência, adaptar a comunicação, escolher os canais de distribuição e, por fim, verificar a adequabilidade do produto.

 

4) Custos associados

Esta é uma das etapas mais difíceis durante todo o processo de pesquisa, uma vez que envolve diversos cálculos acerca dos custos associados a cada hipótese.

Por exemplo, se o modo de entrada escolhido for a exportação direta, os custos associados a esta opção serão:

  • Transporte;
  • Adaptação de produtos (caso necessário);
  • Patentes no país de destino;
  • Materiais técnicos;
  • Seguros;
  • Formalidades aduaneiras;
  • Oscilações das taxas de câmbio;
  • Entre outros.

 

Uma tarefa trabalhosa, mas de extrema importância, uma vez que nos deixa preparados para a realidade que vamos enfrentar.

Não se esqueça de pesquisar intensivamente, só estes estudos permitem avaliar todas as condicionantes necessárias à sua decisão.

 

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