Questões gerais
[email protected]
| Envie-nos um email
Vendas e negócios
+351 934 786 974
| Chamada para a rede móvel nacional (PT)
Informações gerais
+351 234 100 049
| Chamada para a rede fixa nacional (PT)
Siga-nos
Questões gerais
[email protected]
| Envie-nos um email
Vendas e negócios
+351 934 786 974
| Chamada para a rede móvel nacional (PT)
Informações gerais
+351 234 100 049
| Chamada para a rede fixa nacional (PT)
Siga-nos
Como pode a ilustração ajudar a contar a história da sua marca?
design | 09 May. 2024
Temos pouco tempo, demasiada informação para filtrar e muito para contar.
Andamos acelerados, o tempo não pára e temos objetivos a cumprir.

 

Comunicamos todos os dias de diversas formas, queremos descobrir novos mercados, chegar a novos clientes, crescer muito e esperar pelo melhor. Devemos esperar sempre pelo melhor, certo? Manter o espírito de aventura no quotidiano e nunca esquecer de dar uma chance ao otimismo, dar a conhecer a nossa história desta forma.

Mas contar o quê? Dizer quem somos, o que fazemos, como o fazemos, onde estamos e onde queremos chegar. Clarificar ideias, marcar um posicionamento, deixar uma mensagem.

Do papel ao ecrã, do molde ao produto final, há uma narrativa não verbal que se vai construindo ao longo do tempo. Essa narrativa é única e bastante visual.

 

Como pode a ilustração contar a nossa história ou beneficiar o nosso projeto?

 

A ilustração pode ser entendida como palavras e imagens que partilham o mesmo suporte e servem a comunicação de uma determinada ideia. Explora o universo do texto, do desenho, da forma, do formato, da tipografia, das cores, das técnicas e das texturas. Existe uma intenção clara de elucidar, ou seja, de transmitir algo novo e de complementar o que já é óbvio.

Confere assim uma nova camada, introduz uma nova interpretação do real, um novo ponto de vista. Desde a ilustração científica à infantil, seja com recurso a técnicas manuais ou digitais, é sempre complementar ao storytelling.

Pode ser aplicada em projetos ou situações diversas, como no caso do design editorial, do packaging, da web, do marketing digital, das apps, entre outras. O limite é a imaginação.

As ilustrações como formas de linguagem visual são eficazes na medida em que elas nos afetam, despertam emoção, independentemente de qual seja o sentimento, surpresa, raiva, empatia. São mensagens e informação que rapidamente decodificamos.

Há um caráter plástico e atrativo na ilustração, confere uma personalidade e tom único na comunicação que pode abranger diversas áreas de negócio. No geral, o público cria empatia com imagens de fácil leitura, que sejam bastante emotivas, marquem pela diferença e não sejam meras representações da realidade. Podemos embarcar numa aventura sustentada pela narrativa real ou imaginária, mas o mais importante é que os valores da sua marca ou projeto sejam bem refletidos.

Métodos para uma comunicação mais eficaz no seu projeto são sempre bem-vindos, no entanto, devemos estar atentos ao propósito do que estamos a comunicar e ao contexto em que isso ocorre.

 

Deve apostar em Ilustração no seu próximo projeto se:

 

  • Os conceitos a comunicar forem demasiado subjetivos ou abstratos;

  • Tiver uma forte componente plástica/artística ou recreativa;

  • Contar com um forte enfâse no componente de storytelling;

  • Existirem dados que necessitem de ser visualizados de forma mais intuitiva;

  • Apresentar um tom multicultural ou existir a necessidade de criar um universo imaginário;

  • Necessitar de uma alternativa a trabalhos sustentados noutras formas de representação como a fotografia;

  • Pretender exemplificar metodologias ou processos de trabalho de forma criativa;

  • A comunicação incluir uma componente digital ou animação do grafismo;

  • Planear criar empatia e uma linguagem mais emotiva com o seu público;

  • Pretender acrescentar valor ao seu produto ou uma nova camada de personalização.

 

Partilhe quando e onde quiser
Outros artigos
marketing | 02 Feb. 2024
10 tendências de marketing para 2024

O ano 2024 vai ser muito desafiante para as marcas, os acontecimentos sociais e políticos multiplicam-se e as incertezas são tantas que provocam alguma instabilidade na vida das empresas e das marcas. É neste clima de incertezas e desafios que o Marketing assume um papel crucial na diferenciação daqueles que procuram a atenção dos consumidores.

Ler Artigo
marketing digital | 16 Feb. 2024
Guia de Tamanhos para as redes sociais 2024

Cada rede social tem as suas próprias regras e define o tamanho ideal para as suas publicações de imagens e vídeos. Por isso, saber quais são os tamanhos de imagens e vídeos das principais redes sociais do mundo é essencial, para assim retirar o melhor resultado de cada uma das suas publicações.

Ler Artigo
Conexão
Expansão
Vamos criar algo surpreendente.
Olá
Seja Bem-Vindo
Nós utilizamos cookies sem glúten — 100% digitais
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para fins analíticos. Para obter mais informações, pode consultar a nossa Política de Cookies
Aceito todos
Apenas essenciais