Comunicamos todos os dias de diversas formas, queremos descobrir novos mercados, chegar a novos clientes, crescer muito e esperar pelo melhor. Devemos esperar sempre pelo melhor, certo? Manter o espírito de aventura no quotidiano e nunca esquecer de dar uma chance ao otimismo, dar a conhecer a nossa história desta forma.
Mas contar o quê? Dizer quem somos, o que fazemos, como o fazemos, onde estamos e onde queremos chegar. Clarificar ideias, marcar um posicionamento, deixar uma mensagem.
Do papel ao ecrã, do molde ao produto final, há uma narrativa não verbal que se vai construindo ao longo do tempo. Essa narrativa é única e bastante visual.
A ilustração pode ser entendida como palavras e imagens que partilham o mesmo suporte e servem a comunicação de uma determinada ideia. Explora o universo do texto, do desenho, da forma, do formato, da tipografia, das cores, das técnicas e das texturas. Existe uma intenção clara de elucidar, ou seja, de transmitir algo novo e de complementar o que já é óbvio.
Confere assim uma nova camada, introduz uma nova interpretação do real, um novo ponto de vista. Desde a ilustração científica à infantil, seja com recurso a técnicas manuais ou digitais, é sempre complementar ao storytelling.
Pode ser aplicada em projetos ou situações diversas, como no caso do design editorial, do packaging, da web, do marketing digital, das apps, entre outras. O limite é a imaginação.
As ilustrações como formas de linguagem visual são eficazes na medida em que elas nos afetam, despertam emoção, independentemente de qual seja o sentimento, surpresa, raiva, empatia. São mensagens e informação que rapidamente decodificamos.
Há um caráter plástico e atrativo na ilustração, confere uma personalidade e tom único na comunicação que pode abranger diversas áreas de negócio. No geral, o público cria empatia com imagens de fácil leitura, que sejam bastante emotivas, marquem pela diferença e não sejam meras representações da realidade. Podemos embarcar numa aventura sustentada pela narrativa real ou imaginária, mas o mais importante é que os valores da sua marca ou projeto sejam bem refletidos.
Métodos para uma comunicação mais eficaz no seu projeto são sempre bem-vindos, no entanto, devemos estar atentos ao propósito do que estamos a comunicar e ao contexto em que isso ocorre.
Os conceitos a comunicar forem demasiado subjetivos ou abstratos;
Tiver uma forte componente plástica/artística ou recreativa;
Contar com um forte enfâse no componente de storytelling;
Existirem dados que necessitem de ser visualizados de forma mais intuitiva;
Apresentar um tom multicultural ou existir a necessidade de criar um universo imaginário;
Necessitar de uma alternativa a trabalhos sustentados noutras formas de representação como a fotografia;
Pretender exemplificar metodologias ou processos de trabalho de forma criativa;
A comunicação incluir uma componente digital ou animação do grafismo;
Planear criar empatia e uma linguagem mais emotiva com o seu público;
Pretender acrescentar valor ao seu produto ou uma nova camada de personalização.
A internacionalização é uma escolha cada vez mais frequente para as empresas que procuram alcançar novos públicos com interesse na sua atividade.
A presença online das marcas tem aumentado, especialmente no que se refere a redes sociais. Como consequência, o utilizador passou a ser mais seletivo com o conteúdo que visualiza nas redes.