Porque é que devo investir em publicidade, mesmo perante o covid-19?

Estamos a atravessar uma crise sensível que nos afeta socialmente, economicamente e profissionalmente. Durante esta fase a capacidade de adaptação é o fator chave.

Muitas pessoas pensam que é um luxo investir neste momento de crise, contudo, consideramos que é uma oportunidade. Neste momento impera a importância de publicitar o seu negócio.

O principal objetivo do design de comunicação é estabelecer a relação entre o que é apresentado (a visualização) e quem está a ver (o público). Envolver estrategicamente a mensagem que se quer passar para que o consumidor a possa não só compreender, mas assimilar e sentir de acordo com os objetivos da marca. Ou seja, o propósito passa pela captura de atenção e de alguma maneira afetar o humor/sentimento de quem vê transmitindo valores e filosofias próprias da marca.

Não sabe como o começar a comunicar através das plataformas digitais? Eis algumas dicas:

Não é suficiente ser bonito ou atraente, temos de ter vários fatores em atenção, nomeadamente:

- Quem é o público alvo?

Este é o fator base/principal de toda a campanha. A quem nos queremos dirigir? Género, faixa etária, localização, hobbies, são alguns dos fatores que determinam a comunicação. A publicidade deve fazer sentido para quem se destina. Para saber com quem deve comunicar, deve traçar personas. Ou seja, quem é o seu tipo de cliente, já pensou?

 

- Que mensagem queremos passar?

Como estamos constantemente a ser bombardeados com muita informação, ocupados e distraídos, há uma necessidade enorme de ser explícito. Principalmente em tempo de quarentena, quem não desistir de comunicar será marca top of mind (marca de referência) para os consumidores.

Devemos ter títulos simples, curtos e cativantes, que se traduzam em apelos ou instruções para que o público perceba a mensagem sem esforço. Sempre que possível o texto utilizado deve estar associado a ofertas ou apelar a ações.

 

- O que devemos apresentar?

A mensagem deve ser feita através de uma imagem e o texto deve ser o menor possível.

Como se diz no ditado popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”, mas pode ser feita em conjunto com texto, de forma ponderada e adequada.

A componente visual tem uma grande capacidade de prender a atenção humana. A título de exemplo: ao olhar para uma publicidade durante 5 segundos deverá conseguir-se lembrar da mensagem transmitida. Assim se classifica a eficácia de uma publicidade.

Deve sempre apelar às emoções, seja humor, empatia ou outra. Sentir ou não sentir, define se conseguimos permanecer na memória do consumidor ou não.

 

Selecionámos algumas publicidades que consideramos bons exemplos do que escrevemos anteriormente:

 

 

Por fim, mas não menos importante, voltamos à mesma pergunta:

Porque é que devemos apostar no design de comunicação? 5 motivos:
  • A imagem que damos à nossa marca/organização é um dos fatores decisivos de compra dos consumidores.
  • As marcas que têm uma imagem mais cuidada e dirigida conferem-lhes diferenciação e autenticidade. Em caso de concorrência direta esta imagem é normalmente o fator de maior importância.
  • É importante uniformizar a imagem de toda a  comunicação da sua marca criando coerência e consequentemente confiança ao consumidor.
  • As redes sociais são uma mais valia para estabelecer comunicação com o seu cliente, divulgar os seus produtos e afirmar o posicionamento da sua marca. 
  • Promover a sua marca nas plataformas digitais é mais económico quando comparado com os métodos tradicionais.

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Sónia Marques

2020-04-29

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