5 ferramentas gratuitas para gerir equipas em teletrabalho

Trabalhar em casa passou a ser uma realidade para grande parte dos portugueses. As empresas passam agora por uma situação totalmente nova, que não só quebra a dinâmica organizacional como dificulta os procedimentos habituais de gestão de tarefas e pessoas.

Este é o momento ideal para beneficiar do que o digital tem para oferecer.

De forma a tornar a conjuntura um pouco mais animadora, temos à disposição inúmeras ferramentas que podem simplificar os desafios de trabalhar à distância, e só tem de encontrar as mais úteis e adequadas aos métodos de trabalho da sua equipa.

Reunimos 5 ferramentas - completamente gratuitas - que o podem ajudar a planear e sistematizar o seu dia-a-dia, para que consiga ser mais produtivo mesmo estando em casa.

 

1) Bitrix24 (https://www.bitrix24.com.br/)

Por ser online, o Bitrix24 pode ser acedido a partir de qualquer local, sendo uma ótima opção para quem está em regime de teletrabalho. Com esta ferramenta poderá controlar grande parte da atividade da sua empresa, como inserir contactos de clientes, criar orçamentos, faturas, distribuir tarefas, chat ao vivo, exportar documentos, criar grupos de trabalho públicos e privados, entre outros. Sem dúvida, uma solução que facilita muito a gestão da sua empresa e que apresenta inúmeros benefícios face à necessidade de trabalhar em casa.

 

2) Forest (https://www.forestapp.cc/)

As distrações que existem em casa são, talvez, a maior desvantagem do teletrabalho. Para evitar que perca a concentração nas suas tarefas, o Forest coloca-lhe um desafio: conseguir construir uma floresta sem deixar morrer nenhuma árvore, o que só acontece se interromper e ceder à tentação de espreitar o que há de novo nas notícias ou redes sociais.

Para desktop pode utilizar a extensão do Chrome Stay Focusd e para macOS o Cold Turkey, onde pode bloquear os websites ou plataformas que mais o distraem pelo tempo que entender.

 

3) Hangouts Meet (https://meet.google.com/)

Trabalhar à distância implica encontrar alternativas práticas para manter o contacto diário com a equipa e clientes. O Hangouts Meet é uma ferramenta que soluciona esta necessidade, pois tem uma versão gratuita que possibilita reuniões individuais ilimitadas, vídeo e webconferência, disponibilizando diversos recursos de colaboração em grupo, incluindo a partilha da tela.

 

4) XMind (https://www.xmind.net/)

Organização: a palavra-chave para cumprir prazos e entregar bons resultados. Para o ajudar a manter as ideias em ordem existe o XMind, uma solução onde pode desenhar um mapa mental com todas as fases de um projeto. Uma ferramenta bastante intuitiva, que permite construir um diagrama com vários tópicos, onde podem ser associados links e partilhado com outras pessoas.

 

5) Trello (https://trello.com/)

Esta é uma ferramenta colaborativa, que gere pessoas, equipas e tarefas de forma interativa. A versão gratuita do Trello permite a criação de lembretes, checklists e quadros com diferentes níveis de prioridade, que facilitam a organização de pequenos ou grandes projetos.

 

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Sofia Domingues

2020-04-29

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