Decidir o que quer para o site da sua empresa pode ser difícil. Tomar decisões quanto à sua a estrutura, aspeto e o conteúdo… Não é fácil. Principalmente, quando não dá para ultrapassar o orçamento. Uma das soluções será optar pelo uso de templates: são oriundos de um orçamento mais reduzido, no entanto, com algumas limitações. Um site à medida continua a ser feito de acordo com as necessidades do seu negócio, ao seu gosto e totalmente adequado às suas exigências.

 

Mas, e se o orçamento for baixo? - O uso de templates

 

A maioria dos templates podem ser comprados em plataformas como: ThemeForest, Template Monster, ou Elegant Themes, são alguns exemplos. Possuem temas elegantes e parecem ficar bem, de forma geral, em qualquer negócio. [Este artigo vai ter bastantes “mas”, pois é uma decisão repleta de contrapartidas] Mas, no momento de escolha de um template, deverá sempre perceber se será adequado às demandas que o seu negócio precisa e não apenas pelo seu aspeto estético. A navegação do consumidor perante o site deve ser fácil, intuitiva e com poucos cliques o mesmo deverá visualizar o que pretende.

 

Certifique-se que o template que pretende pode ser usado segundo a tecnologia que não dispensa!

 

O template deve ser responsive. Mas, o que é que isto significa? A última coisa que quer é escolher um template que não pode ser visualizado correctamente num telemóvel. Nos dias de hoje é imperativo que todas as funcionalidades do seu site possam ser feitas pelos os dispositivos que nos acompanham no trabalho, na rotina, ou no conforto da nossa casa.

O uso de templates já contempla áreas para texto e imagens predefinidas, contudo, as mesmas têm que ser substituídas pelo conteúdo relativo ao seu negócio. Por isso, verifique sempre se tem o conteúdo necessário para preencher estas áreas, para não acabar por ficar com espaços em branco sem qualquer utilidade.

 

Então… Templates, sim, ou não?

 

Prós de usar um template:

  • Templates são o melhor para orçamentos baixos. São baratos;
  • São mais rápidos de implementar; tendo em conta que precisa de um site para o seu negócio urgentemente.

 

Contras de usar um template:

  • Outras empresas podem usar o mesmo template, o que significa que o seu site não se vai diferenciar da concorrência e, pode até, ser confundido;
  • O template é limitado relativamente às possibilidades de personalização, ou seja, significa acréscimos monetários para os “add-ons” no template;
  • Pode não funcionar em todos os dispositivos, como por exemplo, não estar preparado para outras resoluções;
  • A maioria dos templates não estão preparados para SEO [ isto influencia se o seu site aparece em primeiro lugar, ou não, quando o seu cliente procurar pelo setor de negócio da sua empresa no google, por exemplo];
  • Nem sempre suportam todas as tecnologias ou plugins;
  • Os templates podem não ser construídos com as últimas tecnologias;
  • Na maior parte das vezes, o template não oferece suporte técnico.

 

Então, preciso de um site à medida?

 

Um site à medida é suportado por uma equipa especializada, que irá analisar o seu negócio, entender o seu público alvo, compreender quais os tipos de clientes a conquistar e quais são as necessidades da sua empresa para o alcançar.

Depois de recolher essa informação começa o processo criativo, mas sempre com o objetivo final de conseguir colocar em prática as suas ideias. Para que seja possível criar um site que vá de encontro com o aspecto e as funcionalidades ideais para o seu negócio!

Por um lado, o uso dos templates significa que terá que adaptar o seu negócio ao site, por outro, os sites feitos à medida, não só se adaptam ao seu negócio, como passam a ser o seu negócio.

Com um site à medida apenas terá as funcionalidades que precisa e não terá características que apenas servem para baixarem o desempenho do teu site.

O site à medida é otimizado para sistemas de busca (SEO), o que permite aparecer nos primeiros resultados quando um cliente procura empresas do seu setor de negócio.

 

Prós de um site à medida:

  • Design único baseado no seu negócio, de acordo com a comunicação da sua empresa e identidade;
  • Optimizado para sistemas de busca (SEO);
  • Funciona para todos os dispositivos e browsers;
  • Terá sempre uma equipa consigo que o pode ajudar e dar conselhos sobre o site;
  • Uso de tecnologia mais recente;
  • Garantia de suporte.

 

Contras de um site à medida:

  • Tempo de desenvolvimento mais longo;
  • Sites à medida são mais caros..

 

Continua com dúvidas sobre qual a melhor solução? Isso é bom, acredite!
Significa que quer o melhor para o seu negócio e... ainda não sabe, mas nós também ;)
Vamos marcar uma reunião para avaliar melhor o seu negócio?

quer continuar a ler?
faça o download do artigo completo.

Filipe Nascimento

2019-09-18

Critec Logo
creative
agency
critec
Olá,
Em que posso ajudar?