O marketing de conteúdo é o método de desenvolver, publicar e divulgar conteúdos exclusivos para o seu público. Esta técnica de marketing segmenta o público-alvo do seu negócio e traz-lhe quem realmente tem interesse no seu produto ou, serviço.

 

Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo?

 

  • Melhorar o método de atração do seu público fiel. Através de conteúdos relevantes e de qualidade.
  • Aumenta a sua visibilidade online, as pessoas hoje em dia pesquisam tudo na internet. Logo, se tiver conteúdos interessantes o seu negócio aparecerá primeiro nas pesquisas, ao invés da sua concorrência.
  • Possibilita a divulgação da história, da missão e da proposta de valor do seu negócio.
  • Auxilia a captar potenciais clientes e reter novos consumidores.
  • A criação de conteúdos relevantes para o seu público permite-lhe utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que apareça nos primeiros lugares de motores de pesquisa, como o Google.

 

Como realizar o Marketing de Conteúdo?

 

Implementar uma estratégia de marketing de conteúdo sem um planeamento bem definido não lhe traz os resultados pretendidos. Se quer resultados significantes abdique um pouco do seu tempo para planear a sua estratégia, com conteúdos relevantes e atrativos para o seu público.

O Marketing de conteúdo não se resume em escrever um texto num blog ou fazer uma publicação nas redes sociais. Antes de criar conteúdo devemos pensar no que vamos escrever, em que dia vamos publicar, onde vamos partilhar, o formato que vamos usar, a que horas será mais vantajoso publicar, a persona que queremos atrair e por fim o resultado que gostaríamos de atingir.

Existem vários formatos de conteúdo relevante com que podemos atrair clientes:
  • E-books;
  • Webinars*;
  • Infográficos;
  • Vídeos.
 
Formas de divulgar:
  • Blog
  • Apps
  • Podcasts
  • Landing pages
  • Redes Sociais
  • Email Marketing
  • Outros

Depois de ter tudo bem planeado, os bons resultados, consistentes claro, vão ser atingidos ao trabalhar o marketing de conteúdo.

 

Produção do conteúdo

 

Criar conteúdo de qualidade não é fácil e rouba-lhe muito tempo, por isso preparamos algumas dicas que deve seguir para que a sua tarefa seja mais rápida, mas com qualidade de conteúdo para o seu público-alvo.

Escolha de palavras-chave

As palavras-chave são termos ou frases utilizadas pelas pessoas ao realizar pesquisas em motores de busca, como o Google. Escolha palavras-chave relevantes que são do interesse do seu público e trabalhe nesta temática. Otimize bem o seu conteúdo para que apareça nos primeiros lugares quando o seu público pesquisar pelo seu negócio.

Tamanho e formato do conteúdo

O mais importante é entregar conteúdo de valor, ainda assim, existem alguns formatos que ajudam a distribuir conteúdo relevante de forma mais eficiente para o seu público. Como por exemplo evitar textos desnecessariamente compridos, todavia deve evitar a falta de informação relevante para o público.

Atratividade do conteúdo

É muito importante situar o seu conteúdo atrativo de forma estratégica em que as pessoas possam ler, mal interagem com a sua publicação. Pois, apenas se a parte inicial conquistar é que as pessoas continuarão a ler.

Facilite a vida de quem lê o seu conteúdo, inserindo títulos, subtítulos, tabelas, listas, imagens e negritos que são ótimas estratégias para deixar o seu texto organizado.

 

Mensuração

 

A análise é um o passo mais importante numa estratégia de marketing de conteúdo. Analisar os resultados constantemente, permite-nos compreender o que está a correr bem ou mal, conseguindo desta forma efetuar as devidas correções.

Saiba pormenor a pormenor o que deve fazer para conquistar clientes. Ligue-nos, a critec pode ajudá-lo a si e ao seu negócio.

 

*Webinars são seminários online em vídeo que normalmente são transmitidos em direto, grande parte das vezes possuem um chat em que as pessoas podem tirar as suas dúvidas ao palestrante. Este é um tipo de conteúdo é muito usado para criar leads.

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Ricardo Fonseca

2019-08-22

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